(31) 9 9871-1914 [email protected]

Depois de anos de teimosia, o Facebook está finalmente abraçando o GIF animado. Na próxima semana, o Facebook começará a testar um botão GIF que permite aos usuários publicar GIFs de serviços como Giphy e Tenor como comentários, disse uma fonte ao TechCrunch.

“Todo mundo adora um bom GIF e sabemos que as pessoas querem ser capazes de usá-los em comentários. Então, vamos começar a testar a capacidade de adicionar GIFs a comentários e compartilharemos mais quando pudermos, mas, por enquanto, repetimos que isso é apenas um teste “.

No início este botão de comentário GIF só estará disponível para uma pequena porcentagem de usuários do Facebook, mas ele poderia rolar para fora para todos, se se revelar popular. Funcionará de forma semelhante ao botão GIF no Facebook Messenger, permitindo que os usuários naveguem os GIFs de tendências e procurem reações específicas em linha. Os usuários ainda não terão a capacidade de selecionar e compartilhar GIFs como postagens de News Feed, mas comentar GIFs poderia estabelecer as bases para isso.

gifs para facebook

Facebook tem fugido do meio de imagem animado. O raciocínio era que permitir GIF chamativos e atraentes poderia distrair do resto da experiência de News Feed. O Facebook tem mesmo supostamente tinha suporte para GIFs construídos por anos, mas atrasado rolando para fora por medo de interromper a estética alimentar.

Isso foi antes do Facebook News Feeds preenchido com auto-play de vídeo. Eventualmente, o Facebook permitia o compartilhamento de Feed de notícias com o URL direto de um arquivo GIF, mas isso significava que os usuários precisavam procurá-los em sites como Imgur ou Tumblr ou hospedá-los. Em seguida, o Facebook só permitia que páginas e anúncios compartilhassem GIFs. Ainda não havia nenhum navegador GIF e nenhum upload por usuários permitidos.

E durante todo esse tempo, o feed do Facebook reduziu os “memes de baixa qualidade”, que podiam incluir “macros de imagem” compostos de um texto GIF + sobreposto. Messenger adicionou GIFhy GIF compartilhamento de volta em 2015, mas o principal app do Facebook ainda não jogar agradável com o formato.

Esta ortodoxia anti-GIF finalmente começou a manter o Facebook de volta. O site de pesquisa de conteúdo Imgur compartilhou o GIF com 150 milhões de usuários, e os listicles GIF da BuzzFeed foram alguns dos links mais populares que levam as pessoas longe do Facebook.

facebook

Mas agora o Facebook está mergulhando de cabeça na comunicação visual, seguindo a liderança da Snapchat, enquanto o uso de mídia social evolui de status de texto para rich media. A maior parte desse foco tem sido em vídeo. No entanto, o Facebook considera que a flexibilidade é crucial para impedir que os usuários se afastem de outros canais de transmissão.

Se o teste for bem recebido, os carretéis de comentários do Facebook poderão em breve ser preenchidos com “GIFs de reação”. Estes normalmente usam um clipe de um filme, programa de televisão ou desenho animado para expressar a emoção do usuário, de emoção para preocupação.

E, eventualmente, Facebook pode relaxar e adicionar um botão GIF para o compositor News Feed. Afinal, GIFs são apenas os melhores momentos de vídeo jogado em loop, e Facebook diz que o vídeo é o seu futuro.

[DiviShortcode id=”2943″]

×