(31) 9 9871-1914 [email protected]

A profissão do corretor de imóveis atrai muito interesse, mas a verdade é que muitos interessados não sabem exatamente tudo que esse profissional faz.

Vários desejam adiantar o “afervoramento” do mercado imobiliário causado pelo boom imobiliário. No entanto, nem sequer todos sabem o que faz um corretor de imóveis. A seguir você irá ver as principais responsabilidades e coisa do profissional abalizado pelo CRECI (Sugestão Local de Corretores de Imóveis) em sua desempenho.

  • De acordo com arbítrio nº 12.236, de 19 de maio de 2010, altera o art. 723 do Chave Civil, são obrigações de um corretor de imóveis:
    aferir a veracidade e a utilidade dos documentos do bem de raiz e do pracista, e amontar as informações para o adquirente;
  • investigar e entregar todas as certidões referentes à acordo, até mesmo sobre dívidas de condomínio, dívidas com concessionárias de serviços públicos, parcelas de financiamento em aberto ante a construtora ou banco, taxas de material de áreas comuns e de entrega do bem de raiz, além de dívidas de IPTU e processos em oposição a o pracista;
  • acautelar e executar o Chave de Ética da agremiação;
  • agir civil e penalmente por atitudes que causem um afronta ao adquirente, que tenham sido ocasionados por imperícia, imprudência, desatenção ou infrações éticas.

Esta arbítrio foi realizada para arrogar-se mais responsabilidade ao corretor, que precisa ter completo arte da classe do negócio e situação do bem de raiz e exigências envolvidas. Dessa maneira, precisa realizar, espontaneamente, todas as informações. É esse espontaneamente que fica o jogo, você não possui que acreditar que o seu cliente, amador, lhe canhão uma informação: você possui de sabe-la e informá-la sem pedido.

Confira o artigo da arbítrio:

“O corretor é obrigado a executar a mediação com diligência e prudência, e a prestar ao cliente, espontaneamente, todas as informações sobre o andamento do negócio. Parágrafo único. Sob pena de responder por perdas e danos, o corretor prestará ai clientes todos os esclarecimentos acerca da segurança ou do risco do negócio, das alterações de valores e de outros fatores que possam influir nos resultados da incumbência.”

Porém afinal de contas, o que faz um corretor de imóveis?

De acordo com a passagem do CRECI-SP, em apanhado são estas as atividades do corretor de imóveis para uma desempenho de melhor qualidade no mercado.

  1. manter-se atualizado com correlação ao perfil do mercado imobiliário;
  2. acrescentar informações detalhadas sobre adquirição, distribuição, aluguel, análise, preço, financiamentos etc.;
  3. abonar acordo acidental a sua prestação de serviço;
  4. misturar preço e condições da acordo;
  5. analisar a argumentação do bem de raiz, dando arte a inquilinos e/ou compradores;
  6. agendar visitas ao bem de raiz, mostrando-o ao cliente;
  7. aconselhar todo cliente que queria abalroar em imóveis.

Supervisionar o seu trabalho é essencial para fazê-lo bem.

[DiviShortcode id=”2943″]

×